segunda-feira, 19 de outubro de 2009

O Perfil da Juventude Paulista



Por Jaquelina Nascimento

Segundo dados divulgados pelo Instituto de Política e Economia Aplicada (Ipea), a população brasileira é compreendida por 51 milhões de jovens, na faixa etária de 15 a 29 anos. De acordo com o instituto, o principal problema enfrentado pela juventude é a falta de educação constituindo assim um dos perfis da juventude no Brasil.

O presidente do PRB Jovem no estado de SP Márcio Oliveira classifica o perfil da juventude paulista como uma juventude que tem muita garra, força de vontade, porém desinformada de seus direitos; não conhecem os programas que o próprio estado na pessoa do governo estadual, da prefeitura, do governo municipal oferece de inclusão.

“A gente verifica que não há um órgão que especifique as políticas públicas voltadas para a juventude. Percebo que o acesso às universidades é algo irrisório perto da população jovem acima dos 18 anos que já concluiu o Ensino Médio. Existe a questão de cotas que é uma discussão que gira em torno desta militância jovem”, diz.

De acordo com o presidente, o que se verifica é que ainda há muitas coisas a se fazer em políticas públicas inclusivas no que tange a educação da juventude. “Há um desinteresse muito grande da juventude paulista em relação á política porque hoje política no Brasil infelizmente tornou-se sinônimo de coisas negativas, pejorativas”, enfatiza.

Para ler na íntegra visite o site: www.prb10sp.org.br



Um comentário:

  1. O juventude brasileira, mais especificamente a paulista necessita, como foi comentado acima, de um pouco mais de atenção,zelo e até mesmo respeito para que possa ter e lutar pelos seus direitos, e não existe meio mais eficaz para esse "despertar"do que a politização.

    ResponderExcluir