quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Lideranças do PRB comparecem à posse do embaixador Samuel Pinheiro


Novo ministro do Governo assumiu cargo nesta terça-feira (20)

Em concorrida cerimônia de posse do embaixador Samuel Pinheiro Guimarães ao cargo de ministro de Estado Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos, nesta terça-feira (20), as principais lideranças do Partido Republicano Brasileiro (PRB) marcaram presença. Entre elas, o vice-presidente da República José Alencar (presidente de honra do PRB); o presidente nacional do PRB, Vitor Paulo; o líder do PRB no Senado, senador Marcelo Crivella (PRB/RJ); o líder do PRB na Câmara dos Deputados, Cleber Verde (PRB/MA); o senador Roberto Cavalcanti (PRB/PB); o presidente regional do PRB/SP, deputado estadual Gilmaci Santos; o presidente regional do PRB/DF, Dr. Roberto Wagner Monteiro; o presidente regional do PRB/TO, Vanderlei Lacerda; o presidente regional do PRB/RS, vereador Waldir Canal; a presidente do PRB Jovem, vereadora Rosangela Gomes (RJ); além da bancada federal do PRB na Câmara, prefeitos, vereadores e secretários municipais.

Primeiro a fazer uso da palavra, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse que o embaixador, de quem é amigo pessoal, é uma “figura totalmente singular no serviço público” e que “demarca uma carreira diplomática longa e bem vivida”. Amorim disse ainda que o embaixador Samuel Pinheiro “ousou pensar no Brasil quando ainda não era moda”, referindo-se ao fato de ele ser um dos idealizadores da política econômica externa do atual governo.

Em seu discurso, o presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, defendeu a criação da Secretaria, criada a pedido do vice-presidente da República José Alencar, e do PRB, que indicaram o novo ministro.

Lula disse que o Brasil não pode ser pensado apenas seguindo o tamanho do mandato presidencial (quatro anos) e classificou esse tipo de planejamento como uma “sanfona”. “Um país pensado de quatro em quatro anos não pode dar muito certo. Se cada um que entrar tiver uma forma diferente de enxergar o Brasil, a forma de governança será um tipo de sanfona: vai e volta, vai e volta. Sem que a gente consiga colher o resultado de um programa de longo prazo no nosso País”, avalia.

O presidente disse ainda que uma das tarefas do novo ministro será a de repensar a Amazônia. Ele avaliou que, no ritmo em que o Brasil caminha, em 2016 pode ser tornar a quinta economia do mundo, por conta do petróleo encontrado no pré-sal. “A Amazônia e o pré-sal são duas coisas extraordinárias que temos que nos preocupar com muito carinho, porque podem ser a redenção desse País, além do nosso povo que é o mais importante que temos”, comentou.

Muito emocionado, o mais novo ministro do Governo Lula agradeceu aos familiares e se comprometeu a dedicar o melhor de si nessa nova missão.

O evento aconteceu no Salão Brasília do Palácio do Itamaraty e contou, ainda, com a presença de ministros, embaixadores, diplomatas, militares e parlamentares de outras siglas.

Fonte: Assessoria de Imprensa do PRB Nacional

Um comentário:

  1. A cada dia,a cada posse,e até mesmo a cada crítica ou comentário maldoso,torna-se mais claro que o PRB nasceu para contrariar a maioria !

    ResponderExcluir