quinta-feira, 29 de outubro de 2009

O impacto das Olimpíadas na economia brasileira



Nos últimos dias, os jornais publicaram aos montes notícias sobre a escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016. Foram matérias e artigos destacando de que maneira essa escolha será positiva para a nossa economia e a visibilidade turística que teremos. De fato, temos muito para comemorar, e o presidente Lula também teve motivos de sobra para se emocionar.

A vitória carioca é uma vitória de todos nós. Anúncios de bancos, montadoras de automóveis, hotéis e de tantas outras empresas se apressaram em felicitar a decisão – e olha que a maioria delas tem sede aqui em São Paulo – mas eles percebem como isso será positivo para toda a nação. Estudos já mostram o impacto das Olimpíadas na economia brasileira, e alguns especialistas afirmam que a escolha impulsionou até mesmo ações na Bolsa de São Paulo. As grandes empresas, e mesmo os pequenos comerciantes, serão beneficiados com o fluxo turístico que chegará ao Brasil, mas para que isso ocorra precisamos nos preparar, e logo.

Hoje, o país mostra crescimento considerável. Estamos mais maduros política e socialmente, ou como diria o economista Paulo Rabello de Castro, com a escolha do Brasil como sede da Olimpíada e na esteira da Copa do Mundo de 2014, é necessário acrescentar o fator olímpico ao que ele chama de os três outros fundamentos da nova economia brasileira: o demográfico, o geográfico e o macroeconômico. Temos um novo futuro pela frente, vivemos um momento em que existe um conjunto de fatores de sucesso que poderão nos levar a um crescimento concreto.

Em maio, escrevi um artigo no Diário da Assembleia intitulado “Esporte: uma política de Estado”. Na época, disse que há décadas o esporte brasileiro parecia ser vítima de um desinteresse generalizado e que nosso país ainda engatinhava no assunto. Não vejo ainda uma mudança concreta, já que os investimentos destinados à área ainda são mínimos frente à necessidade, porém agora é hora de progredir, e não temos mais tempo de discutir propostas, mas precisamos colocá-las em prática.

Para ler na íntegra visite o site: www.prb10sp.org.br

*Gilmaci Santos é deputado estadual pelo PRB e presidente estadual do partido, também participa das comissões de Defesa dos Direitos do Consumidor e de Economia e Planejamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário