quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Gratuidade de transporte público para pessoa com obesidade mórbida



Por Jaquelina Nascimento


Projeto de Lei nº 0322/2009 do vereador Atílio Francisco (PRB) dispõe sobre gratuidade de transporte público para pessoa com obesidade mórbida.

De acordo com o Relatório de Consenso dos Institutos Nacionais de Saúde, a Obesidade Mórbida é uma doença grave, associada a uma elevada incidência de complicações, tendo como conseqüência principal a redução significativa do limite de vida. Também denominada Obesidade Clinicamente Severa, é a segunda causa de morte evitável no mundo, perdendo apenas para os acidentes automobilísticos.

Segundo Atílio Francisco, no Brasil 30% das causas de morte estão associadas à obesidade e a doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão e problemas cardíacos. Em termos de prevalência, o problema já é maior do que a fome.

“Minha proposta virá contribuir para amenizar os problemas enfrentados, no dia a dia, pelas pessoas portadoras de obesidade mórbida, além de impedir que ações semelhantes também tramitem nos fóruns da cidade de São Paulo”, afirma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário