quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Consumidor – Queixas contra planos de saúde aumentam

Recentemente, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu a comercialização de 268 planos de saúde de 37 operadoras. A decisão foi tomada a partir de uma avaliação sobre o acesso e a qualidade dos serviços prestados. Apesar disso, os problemas enfrentados pelos usuários continuam.
A situação é crítica. Quase oito em cada dez usuários, ou 77 por cento, sofreram algum problema com o atendimento nos últimos dois anos, no Estado de São Paulo. O dado é de pesquisa encomendada pela Associação Paulista de Medicina.
O índice de usuários com problemas foi de 64% em consultas; 40% em exames diagnósticos e 72% em pronto-socorro. No caso das consultas, as principais queixas são de demora para marcação (53%), médico que saiu do plano (30%) e demora para autorização (25%). Em exames diagnósticos, as reclamações recorrentes são de demora para marcação e poucas opções de laboratórios (ambas mencionadas por 24%).
No pronto-socorro, 67% das reclamações são referentes à superlotação na sala de espera, 51% à demora para atendimento e 12% à demora para realização de exames e também à locais inadequados para medicação. Também aparecem entre as queixas a negativa de atendimento (5%) e a demora ou negativa na transferência para leito hospitalar (4%).
Ainda de acordo com a pesquisa, 37% dos usuários tiveram problemas com internação hospitalar. A maior parte reclamou de poucas opções de hospitais (30%), demora para autorizar a internação (16%) e falta de vaga (9%). Do total de entrevistados, 15% reclamaram de problemas em cirurgias, como a demora na autorização (11%) e a falta de cobertura para materiais especiais (4%).
É inconcebível que o consumidor pague caro pela saúde privada no Brasil e o setor esteja nesta condição deplorável. Medidas urgentes e severas precisam ser adotadas. O consumidor não pode ser vítima de empresários que visam apenas o lucro. O consumidor não pode ter os seus direitos ultrajados. Portanto, continue denunciando.
A Associação Paulista de Medicina e a ProTeste acabam de lançar um serviço de apoio exclusivo ao consumidor lesado. O telefone 0800.200.4200 atenderá reclamações de todo o Brasil, oferecendo esclarecimento e apontando encaminhamentos para a garantia dos seus direitos.
Vinícius Carvalho, presidente estadual do PRB São Paulo.

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