Recentemente, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu
a comercialização de 268 planos de saúde de 37 operadoras. A decisão
foi tomada a partir de uma avaliação sobre o acesso e a qualidade dos
serviços prestados. Apesar disso, os problemas enfrentados pelos
usuários continuam.
A situação é crítica. Quase oito em cada dez usuários, ou 77 por cento,
sofreram algum problema com o atendimento nos últimos dois anos, no
Estado de São Paulo. O dado é de pesquisa encomendada pela Associação
Paulista de Medicina.
O índice de usuários com problemas foi de 64% em consultas; 40% em
exames diagnósticos e 72% em pronto-socorro. No caso das consultas, as
principais queixas são de demora para marcação (53%), médico que saiu do
plano (30%) e demora para autorização (25%). Em exames diagnósticos, as
reclamações recorrentes são de demora para marcação e poucas opções de
laboratórios (ambas mencionadas por 24%).
No pronto-socorro, 67% das reclamações são referentes à superlotação na
sala de espera, 51% à demora para atendimento e 12% à demora para
realização de exames e também à locais inadequados para medicação.
Também aparecem entre as queixas a negativa de atendimento (5%) e a
demora ou negativa na transferência para leito hospitalar (4%).
Ainda de acordo com a pesquisa, 37% dos usuários tiveram problemas com
internação hospitalar. A maior parte reclamou de poucas opções de
hospitais (30%), demora para autorizar a internação (16%) e falta de
vaga (9%). Do total de entrevistados, 15% reclamaram de problemas em
cirurgias, como a demora na autorização (11%) e a falta de cobertura
para materiais especiais (4%).
É inconcebível que o consumidor pague caro pela saúde privada no Brasil
e o setor esteja nesta condição deplorável. Medidas urgentes e severas
precisam ser adotadas. O consumidor não pode ser vítima de empresários
que visam apenas o lucro. O consumidor não pode ter os seus direitos
ultrajados. Portanto, continue denunciando.
A Associação Paulista de Medicina e a ProTeste acabam de lançar um
serviço de apoio exclusivo ao consumidor lesado. O telefone
0800.200.4200 atenderá reclamações de todo o Brasil, oferecendo
esclarecimento e apontando encaminhamentos para a garantia dos seus
direitos.
Vinícius Carvalho, presidente estadual do PRB São Paulo.
E-mail: viniciuscarvalho@prbsp10.org.br
Twitter: falecomvinicius
Skype: viniciuscarvalho10
Facebook: viniciuscarvalho
Blog: www.viniciuscarvalho.com/blog - (Orientação sobre direito do consumidor)
Web: www.viniciuscarvalho.com - (Histórico de atuação parlamentar)
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