quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Programa de combate ao bullying escolar


Por * Jaquelina Nascimento

O projeto de lei nº 1239 de 2009 foi apresentado pelo deputado e presidente do PRB-SP Gilmaci Santos que institui o Programa de combate ao “bullying” nas escolas públicas e privadas do Estado de São Paulo.

O bullying é definido como um ato de agressão intencional e repetida por meio de violência física e psicológica, de forma cruel e intimidadora. O ato geralmente ocasiona desequilíbrio emocional na criança ou no adolescente.

Para Gilmaci Santos o bullying é considerado a violência da modernidade, geralmente age de forma silenciosa, os pais nem sempre percebem, e esse é o maior problema, quando se percebe algo pode ser muito tarde.

”Conhecida como agressão moral, a prática é muito comum e pode levar a depressão, suicídio ou até mesmo ao desejo de vingança”, afirma.

Estudos feitos pela pedagoga Cleodelice Aparecida Zonato Fante, com 2 mil estudantes de 5ª a 8ª séries do Brasil, mostram que, entre 2000 e 2003, 49% dos alunos estavam envolvidos com o bullying: 22% eram vítimas, 15% eram agressores e 12% eram vítimas agressoras.

*Com apoio de Amanda Fischer- Assessora de Imprensa do deputado estadual Gilmaci Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário