quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Apologia e liberação das drogas não




Quero destacar algumas manchetes de jornais, nacionais e internacionais, sobre a situação da Holanda, país Europeu considerado de primeiro mundo, no que diz respeito à questão das drogas: “Drogas – Holanda repensa a liberalidade”; “Holanda cogita acabar com tolerância às drogas leves no país”; “Holanda quer limitar a maconha”; “Holanda quer banir turistas do consumo de maconha legalizada”.

Basicamente, as matérias citadas acima afirmam que as três décadas de tolerância do governo holandês ao consumo de maconha e haxixe podem estar com os dias contados. Tudo isso, por conta de pesquisas e estatísticas que apontam que o cultivo e a exploração clandestina dessas drogas tornaram-se um negócio milionário, além da constatação de que, cada vez mais, os jovens consumidores têm apresentado problemas sérios de saúde.

Além disso, a política adotada desde 1976 transformou a Holanda num paraíso turístico das drogas, atraindo consumidores do mundo inteiro, o que tem causado inúmeros transtornos ao país.

Estou falando tudo isso, pois me causou bastante espanto as imagens divulgadas do Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, defendendo medidas semelhantes às adotadas por países como Holanda, no trato com as chamadas “drogas leves”, se é que é possível considerar alguma droga leve.

Hoje, as próprias drogas lícitas têm provocado danos sociais e materiais, por vezes, irreparáveis. É o caso do álcool, o principal motivo de acidentes fatais no trânsito; e do tabaco, que tem matado milhares de pessoas com câncer e doenças cardíacas, o que custa muito caro à saúde publica dos estados e municípios. Porque, então, liberando as drogas, ainda que fosse apenas a maconha, o cenário seria diferente.

Para ler na íntegra visite o site: www.prb10sp.org.br


Edmilson Cruz – Vereador do município de Diadema pelo PRB
E-mail: edmilsocruz@cmdiadema.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário