quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Um golpe perfeito?


As mudanças de tarifa e do modelo de cobrança nas praças de pedágio da Rodovia Castello Branco, nas proximidades de São Paulo causaram o fechamento dos acessos ao Rodoanel Mário Covas.Medida entrada em vigor desde domingo,17.

A tarifa de R$ 2,80 correspondentes ao pagamento do pedágio é obrigatória para acessar o Rodoanel, sendo que o trânsito na Marginal do Tietê pode complicar ainda mais.

O valor da tarifa para automóveis na pista marginal da Castello foi, com a mudança, para R$ 2,80, sendo que até a semana passada era de R$ 6,50. Motoristas que não sabiam foram surpreendidos na hora de passar pelo pedágio na via Oeste , sendo os que não tinham dinheiro,obrigados a assinarem compromisso de quitação do débito em cinco dias úteis , sob pena de multa.As cancelas do sistema automático de cobrança ficaram levantadas na via Oeste

O cidadão ficou sem opção de escolha , sendo que a pista expressa das marginais que era livre, agora é pedagiada.Será que tudo isso foi um golpe? É mais um ônus para o usuário? Depois das praças de pedágio os acessos livres da Castello Branco e Rodoanel foram fechados.

Passa de 200% o aumento da tarifa total, sendo que o motorista pagava antes R$ 1,30 para sair do Rodoanel e agora paga mais nos novos pedágios da Castello R$ 2,50. Mostra-se o descontentamento do cidadão através do aumento e da cobrança absurda e abusiva.

O cidadão ficou sem opção de ir e vir sem pagar o pedágio da Castello Branco, entretanto afirma-se que o pedágio da Castello Branco ficou mais barato. Km 18 , sentido interior e km 20, sentido capital são as localidades às quais estão implantadas as praças de cobrança Que conclusão você tira referente a esta questão?

Com essas mudanças o caminhoneiro , que é obrigado a pagar pedágio, está fazendo um desvio entrando por dentro do município de Osasco. Os estragos ocasionados nas principais vias causarão despesas. Quem arcará com essas despesas? Será o contribuinte?

Anteriormente o usuário tinha a opção de não trafegar pela via local, sendo que todo usuário atualmente está sendo obrigado a pagar tarifa.A operadora passa a ganhar devido á cobrança feita a todos os usuários.A operadora de tarifas está realmente perdendo ao diminuir a tarifa ou é o usuário?


*Gilmaci Santos é deputado estadual e presidente estadual do PRB. Também participa das comissões de Defesa dos Direitos do Consumidor e de Economia e Planejamento.

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