sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Lançada Frente Parlamentar de Combate à Pedofilia

Foi lançada na Câmara Municipal de Piracicaba, interior de São Paulo, a Frente Parlamentar de Combate à Pedofilia. Proposta pelo deputado estadual Sebastião Santos (PRB), na Assembleia Legislativa, a iniciativa tem o objetivo de defender a criança e o adolescente por meio de projetos que inibam a ação de pedófilos, além de incentivar a denúncia.

A mesa oficial foi composta pelos vereadores de Piracicaba Paulo Henrique Ribeiro e André Gustavo Bandeira; secretário municipal de Educação, Gabriel Ferrato dos Santos; secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria Angélica Guércio; vereadora de Itu, Nair Langue; juiz da Vara da Infância e Juventude de São Paulo, Dr. Paulo Fadigas; assistente social do CRAMI, Andréia Stabelin; comandante da Guarda Civil, capitão Silas Romualdo.

Sebastião abriu o evento com a leitura e aprovação do regimento interno da frente parlamentar e o apontamento do deputado Isac Reis (PT) como vice-coordenador. A escolha de Piracicaba para lançar a frente deu-se devido o forte trabalho desenvolvido pelo vereador Paulo Henrique, do PRB.

Paulo Henrique acredita que a frente parlamentar poderá estender essa luta por São Paulo. “As crianças terão o que comemorar amanhã. Está se formando uma rede de proteção bastante ampla no Estado que começa hoje em Piracicaba”, disse o vereador.

Para Andréia Aparecida Stabelin, assistente social do CRAMI local, a prefeitura tem investido em campanhas de prevenção, mas reconhece que precisa ser ampliada. “Há um conjunto de iniciativas que têm convergido na luta contra a pedofilia, no entanto precisamos de apoio externo”.

Ações de prevenção e repressão de crimes desta natureza também estão acontecendo no Judiciário. Segundo relato do juiz da Infância e Juventude de São Paulo, Dr. Paulo Fadigas, que também atua na rede de proteção à criança e ao adolescente ameaçado de morte, “o Judiciário tem estabelecido metas políticas de combate à pedofilia de norte a sul do Estado, de Rosana a Bananal”.

O deputado Sebastião lembrou-se da ‘Semana de Combate à Pedofilia’, realizada anualmente em São José do Rio Preto, e disse que pretende desenvolver estudos e elaborar pesquisas para obter dados dos casos de pedofilia por todo o Estado de São Paulo. “Precisamos ter noção de onde estão concentrados os focos de atuação dos pedófilos”, argumenta.

Após a manifestação dos membros da mesa, a palavra foi aberta aos participantes para que pudessem dar sugestões ao grupo de trabalho, contar experiências e questionar os profissionais que atuam no setor. Estiveram presentes representantes de várias cidades no entorno de Piracicaba, além de alunos da sétima série da escola estadual Hélio Penteado de Castro.

Assessoria do deputado Sebastião Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário