quarta-feira, 25 de julho de 2012

Consumidor - Fuja dos juros abusivos do cartão de crédito

São exorbitantes os juros cobrados no nosso país para quem paga apenas parte da fatura do cartão de crédito. A taxa média anual subiu de 237,9%, em janeiro, para 323,4%, em junho. E olha que a taxa básica de juros da economia vem caindo.
De acordo com pesquisa divulgada pela associação de defesa de consumidores Proteste, o Brasil tem a maior taxa média de juros nas operações com cartão de crédito na comparação com seis países da América Latina: Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Venezuela e México. E mais: o valor cobrado no Brasil é superior à soma de todas as taxas cobradas nos cartões de crédito nos seis países. O Peru, que aparece na segunda posição, cobra taxa média de 55% ao ano; e o Chile 54,24%. O menor percentual é o da Colômbia com 29,23% anual.
Fica comprovado, portanto, que o consumidor brasileiro continua submetido a taxas escorchantes, o que faz com seja crescente o número de pessoas endividadas. Para se ter uma ideia do lucro astronômico obtido pelos empresários do setor, caso a média anual dessas taxas fosse a metade, ainda seria  maior que o dobro do Peru, país segundo colocado no ranking.
Vale destacar que compras realizadas no cartão de crédito são responsáveis pela inadimplência de 41 por cento dos brasileiros, conforme revela pesquisa feita pela administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito.  Portanto, todo cuidado é pouco na hora de usar o cartão de crédito. Procure se programar para quitar o total da fatura quando vencer. Na se iluda com a ideia de pagar apenas o valor mínimo do cartão. É importante consumir de forma consciente, sem exageros, dentro dos limites do orçamento, porque esse dinheiro é o mais caro da América Latina.
Uma alternativa que poucos conhecem é ingressar com a chamada ação revisional de contrato, isto porque, em muitos estados brasileiros, há juízes que entendem que os juros desses contratos são abusivos, já que a cobrança de juros capitalizados mensalmente é ilegal.

Vinícius Carvalho, presidente estadual do PRB São Paulo.

E-mail: viniciuscarvalho@prbsp10.org.br
Twitter: falecomvinicius
Skype: viniciuscarvalho10
Facebook: viniciuscarvalho
Blog: www.viniciuscarvalho.com/blog - (Orientação sobre direito do consumidor)
Web: www.viniciuscarvalho.com - (Histórico de atuação parlamentar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário