quinta-feira, 4 de março de 2010

PRB-SP homenageia os 100 anos de Tancredo Neves (1910-1985)



Tancredo Neves completaria 100 anos nesta quinta, 4 de março. Ele foi o primeiro presidente civil eleito depois da ditadura de 1964, tornando-se um mito nacional, mas morreu antes de tomar posse.


Foi um homem que se tornou um herói brasileiro, encheu o povo de esperança e participação no turbulento período que marcou o fim da ditadura militar e o processo de redemocratização do país.


O PRB-SP presta homenagens a este Mito Nacional que nasceu em 1910 no município de São João Del-Rei (MG) , tendo sido fundador da Nova República e um grande homem.


Defesa do estado de Direito, o respeito às liberdades fundamentais e o compromisso com a justiça social foram os compromissos de Tancredo Neves.Homem ponderado, discreto, moderado e concreto é o que se pode analisar quando se refere a Tancredo Neves.


Trajetória

Tancredo de Almeida Neves nasceu em 4 de março de 1910, em São João Del Rei, Minas Gerais. Advogado, empresário e político foi casado com Risoleta Guimarães Tolentino, com quem teve três filhos. A Universidade de Coimbra concedeu a ele título de Doutor Honoris Causa. Era chamado pelos mais próximos de “Doutor Tancredo”.


Em 15 de janeiro de 1985 é eleito presidente do Brasil pelo voto indireto de um Colégio Eleitoral. Na véspera da posse, Tancredo Neves adoece e é internado em Brasília. O estado de saúde de Tancredo se agrava e é transferido em 26 de março para o Hospital das Clínicas, em São Paulo. No período em que esteve internado, ele se submeteu a 19 cirurgias.


Tancredo Neves faleceu de infecção generalizada, aos 75 anos, em 21 de abril de 1985, no Hospital das Clínicas de São Paulo. O vice-presidente, José Sarney que já estava interino no cargo, assume definitivamente a Presidência da República. A data da morte de Tancredo Neves coincide com outra data importante para os mineiros, Tiradentes.


Tancredo Neves foi vereador, prefeito interino de São João Del Rei, deputado estadual e federal. Também exerceu as funções de ministro da Justiça, secretário da Fazenda, senador, governador de Minas Gerais e presidente do Brasil em 1985.


*Gilmaci Santos é deputado estadual e presidente estadual do PRB. Também participa das comissões de Defesa dos Direitos do Consumidor e de Economia e Planejamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário